top of page

Alcoolismo

Síndrome Fetal Alcoólica

 

A síndrome fetal alcoólica (SFA) surge pela ingestão de álcool durante a gravidez. O Bébé pode vir a nascer com problemas motores, físicos e mentais, além de problemas de comportamento.

 

Segundo a organização não-governamental The National Organization on Fetal Alcohol Syndromea SFA e afetam cerca de 40 mil crianças por ano em todo o globo, mais do que a síndrome de Down, distrofia muscular e espinha bífida somadas.

 

Os sinais mais evidentes de SFA são malformações na face (lábio superior bem fino, nariz e maxilar de tamanho reduzido), cabeça menor que a média, anormalidades cerebrais com falta de coordenação motora e distúrbios de comportamento, e défice cognitivo, podem surgir ainda malformações em órgãos como rins, pulmões e coração. Normalmente há dificuldade na aprendizagem.

 

A melhor forma de prevenção é a abstinência. Durante as consultas de gravidez são feitas várias questões sobre os hábitos de consumo de álcool ou outras substâncias tóxicas. não tenha a ideia que é para a julgar, a função dos técnicos de saúde é estabelecer uma parceria consigo de forma a criar um plano de saúde para si, para o seu bébé e família.

 

 

 

bottom of page