
AdultaMente
Outras Perturbações
Perturbação de Pânico




O que é a Perturbação de Pânico?
A Perturbação de Pânico é caracterizada por ataques periódicos de ansiedade, sentimentos de terror e desconforto físico intenso. Duram geralmente entre 15 a 30 minutos.
O indivíduo sente-se nervoso e temeroso entre ataques. Podem ocorrer diariamente, depois regredir durante meses, ou podem ocorrer semanalmente durante vários meses.
Quais são os sinais e sintomas da Perturbação de Pânico?
-
Batimentos cardíacos rápidos e fortes
-
Falta de ar
-
Náuseas
-
Medo de enlouquecer
-
Arrepios ou “ondas de calor”
-
Sudorese
-
Sentimento de sufoco
-
Tonturas
-
Medo de morrer
-
Tremores
-
Dor torácica
-
Sensações de irrealidade
-
Dormência
O que causa a Perturbação de Pânico?
A causa exacta de perturbação de pânico não foi ainda esclarecida. Parecem existir determinados fatores contributivos para a perturbação:Bioquímica – A perturbação de pânico pode ser causada por uma perturbação na química do cérebro que envolve o neurotransmissor norepinefrina.
Genética – A perturbação de pânico parece ocorrer em famílias. Muitas pessoas com perturbação de pânico têm parentes próximos com a perturbação.Psicodinâmica – Esta teoria sugere que a perturbação de pânico pode ser causada pela incapacidade de resolver o conflito inicial da infância de dependência vs. independência.
Como é diagnosticada a Perturbação de Pânico?
É conduzido um exame físico para excluir a possibilidade de doença física. O doente deve relatar quaisquer perturbações da ansiedade ou depressão noutros membros da família e outros fatores contributivos como uso excessivo de cafeína, alterações de vida recentes ou acontecimentos stressantes. A perturbação de pânico é melhor diagnosticada por um profissional da saúde mental.
Qual é o tratamento para a Perturbação de Pânico?
Uma combinação de terapia psicossocial e medicação é o tratamento de eleição para a perturbação de pânico.
Anti-depressivos como os SSRIs são particularmente eficazes e são frequentemente o tratamento de primeira linha para a perturbação de pânico.
A psicoterapia individual, terapia cognitiva-comportamental e treino de relaxamento podem ser úteis.
Links úteis
Links
Referências
(Townsend M., 2009) Apêndice G, Exemplos de Guias de Ensino, pág.886
(Townsend M., 2009) Apêndice G, Exemplos de Guias de Ensino, pág.887