top of page

Ansiedade

Fobias na Ansiedade

 

A Fobia Social é um medo excessivo de situações nas quais a pessoa pode fazer algo embaraçoso ou ser avaliado respetivamente por outros.


Critérios de Diagnóstico para a Fobia Social:

  • Um medo acentuado e persistente de uma ou mais situações sociais ou de desempenho em que a pessoa é exposta a pessoas desconhecidas ou ao possível escrutínio dos outros. O indivíduo tem medo de agir de maneira (ou apresentar sintomas de ansiedade) que vai ser humilhante ou embaraçosa.
    Em crianças deve haver evidências da capacidade para estabelecer relações sociais apropriadas à idade com contextos de pares e não apenas em interações com adultos

  • A exposição à situação social temida provoca quase invariavelmente ansiedade, que pode assumir a forma de um ataque de pânico situacional ou situacionalmente predisposto.
    Em crianças a ansiedade pode ser expressa por choro, birras, não ter reação ou fugir de situações sociais com pessoas desconhecidas.

  • A pessoa reconhece que o medo é excessivo ou irracional.
    Em crianças esta característica pode estar ausente

  • As situações sociais ou de desempenho temidas são evitadas ou então suportadas com ansiedade ou sofrimento intensos

  • O evitamento, antecipação ansiosa ou mal-estar nas situações sociais ou de desempenho interferem significativamente com a rotina normal da pessoa, funcionamento ocupacional (académico), relacionamentos ou atividades sociais ou existe sofrimento acentuado por ter a fobia

  • Em indivíduos com menos de 18 anos, a duração é de pelo menos 6 meses

  • O medo ou evitamento não se devem aos efeitos fisiológicos diretos de uma substância (uma substância de abuso, uma medicação) ou um estado físico geral e não são melhor explicados por outra perturbação mental (perturbação de pânico com ou sem agorafobia, perturbação da ansiedade de separação, perturbação dismórfica corporal, perturbação esquizóide da personalidade)

  • Se estiver presente um estado físico geral ou outra perturbação mental, o medo no critério primeiro critério não está relacionado com estes (o medo não é de gaguejar, tremer na doença de Parkinson ou apresentar um comportamento alimentar anormal na anorexia nervosa ou bulimia nervosa)

 

O diagnóstico é adicionalmente especificado como generalizado se os medos incluírem a maioria das situações sociais.

 

A Fobia Específica é um medo concentrado, persistente e excessivo ou irracional na presença de, ou em antecipação de um encontro com um objeto ou situação específicas.

 

Classificação  de Fobias

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                



 

 

 

 

 

 

 

Adaptado do Quadro 30-1 Classificação de Fobias -

Perturbações da Ansiedade Capítulo 30 (pág 591) (Townsend, 2009)

 

Critérios de Diagnóstico para Fobias Específicas:

  • Medo acentuado e persistente que é excessivo ou irracional, desencadeado pela presença ou antecipação de um objeto ou situação específicos (viajar de avião, alturas, animais, levar uma injeção, ver sangue)

  • A exposição ao estímulo fóbico provoca quase invariavelmente uma resposta de ansiedade imediata que pode assumir a forma de um ataque de pânico situacionalmente predisposto. (Em crianças, a ansiedade pode ser expressa por choro, birras, imobilidade ou apego exagerado)

  • A pessoa reconhece que o medo é excessivo ou irracional. (Em crianças, esta característica pode estar ausente)

  • As situações fóbicas são evitadas ou enfrentadas com ansiedade ou sofrimento intensos

  • O evitamento, antecipação ansiosa ou sofrimento nas situações temidas interferem significativamente na rotina normal, funcionamento ocupacional (académico) ou atividades ou relacionamentos da pessoa ou há um sofrimento acentuado por ter a fobia

  • A ansiedade, os ataques de pânico ou a evitação fóbica associados ao objeto ou situação específicos não são melhor explicados por outra perturbação mental

 

O diagnóstico pode ser adicionalmente especificado como:

  1. Tipo animal

  2. Tipo ambiente natural (alturas, tempestades, água)

  3. Tipo sangue-injeções-lesões

  4. Tipo situacional (aviões, elevadores, lugares fechados)

  5. Outro tipo
     

A Agrofobia é um medo de estar em locais ou situações das quais pode ser oficial sair ou nas quais pode não haver ajuda disponível no caso da pessoa ansiosa.
 

Critérios de Diagnóstico para a Agorafobia sem História de Perturbação de Pânico:

  • A presença de agorafobia relacionada com o medo de desenvolver sintomas semelhantes aos do pânico.
    Agorafobia é o medo de estar em lugares ou situações de que pode ser difícil (ou embaraçoso) escapar ou nas quais a ajuda pode não estar disponível no caso de desenvolver subitamente sintomas que podem ser incapacitantes ou extremamente embaraçosos.
    Os exemplos incluem: tonturas ou quedas, despersonalização ou desrealização, perda do controlo da bexiga ou intestinal, vómitos ou sofrimento cardíaco.
    Como resultado deste medo a pessoa limita as saídas de casa ou necessita de uma companhia para sair de casa ou então suporta as situações agorafóbicas apesar de uma ansiedade intensa. As situações comuns de agorafobia incluem sair de casa sozinho, estar numa multidão ou esperar numa fila, atravessar uma ponte ou viajar de autocarro, comboio ou carro.

  • Nunca foram preenchidos os critérios para perturbação de pânico

  • A perturbação não se deve aos efeitos fisiológicos diretos de uma substância (uma substância de abuso, uma medicação) ou um estado físico geral

  • Caso esteja presente uma condição de um estado físico geral associada, o medo é claramente excessivo em relação ao habitualmente associado à condição.

bottom of page