top of page

Alcoolismo

Delírio Alcoólico

Os quadros de delírio alcoólico surgem em intoxicações alcoólicas mais avançadas, estão relacionadas maioria das vezes pela abstinência, no entanto também pode surgir por um aumento rápido de consumo. Há uma rutura do equilibrio, que não cede enquanto não for reestabelecido o processo físico e psicológico.

 

Poderá surgir o delírio alcoólico subagudo ou o delírio alcoólico agudo (Delírium Tremens).

 

 

Delírio Alcoólico Subagudo:

 

As alucinações podem apresentar um caráter terrorífico, o estado físico geral do doente é geralmente poupado, este estado pode agravar-se evoluindo para um delirium tremens ou agudo. As alucinações podem ser sobre animais, ou sobre o contexto de vida do doente (trabalho, falso reconhecimento de quem o rodeia).

 

 

Delírio alcoólico agudo (Delírium Tremens):

 

É um quadro psicótico grave em que há associação de sintomas psiquicos, neurológicos e maus estar acentuado do doente, há confusão, alucinações visuais, auditivas, cinestésicas (relacionadas com sensações corporais), delírio ocupacional e agitação acompanhada de insónia. Surge tremor generalizado e contínuo, movimentos mastigatórios e disartria. Há o risco de após o tratamento poderem ficar sequelas como o delírio crónico.

 

 

Fonte: http://www.scielo.br/pdf/rbp/v22n2/a06v22n2.pdf  

 

bottom of page